BDR do Nubank? Saiba tudo sobre

Olá pessoal, tudo certo? :grinning:

Você sabe como funciona os BDRs que o Nubank irá distribuir para seus clientes?

Nesse tópico vamos responder as dúvidas quanto aos BDRs do Nubank, que estará abrindo IPO na Bolsa de Valores.

As principais dúvidas respondemos abaixo, confere só:

O que são os BDRS?

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados de depósitos negociados no Brasil e representam ações de empresas de fora do país, como ações na Bolsa de Valores dos Estados Unidos.

Isto é um meio de investir em empresas de outros países sem precisar ter conta em corretoras do pais em que a empresa está localizada.

Os BDRS não são diretamente as ações e sim títulos que representam estas ações (podem ser frações de ações também), porém são negociadas dentro da Bolsa de Valores do Brasil, a B3.

Como funciona o Imposto de Renda dos BDRs?

Os BDRs sofrem incidência de 15% sobre o lucro das vendas e ao contrário que muitos pensam, não possuem isenções, mesmo se o investidor realizar vendas abaixo de R$ 20 mil.

Outra informação importante é que tendo qualquer quantia de BDRs em carteira, deve declarar o Imposto de Renda obrigatoriamente.

Como pagar IR sobre os BDRs?

O Imposto de Renda sobre os BDRs devem ser apurados mensalmente. Caso haja impostos a serem pagos, devem ser pagos até 30 dias úteis após a data da venda através do DARF (Documento de Arrecadação de Impostos).

Para administrar mensalmente o IR dos BDRS ou investimentos em Renda Variável e Criptomoedas e ter tudo importado para a Declaração Anual, conheça a Leoa+

Na Declaração Anual devem então ser informados estes impostos pagos e qual posse em carteira destes ativos.

IPO do Nubank - O que é?

IPO é a entrada de uma empresa na Bolsa de Valores, sendo assim, torna-se possível comprar “pedaços” dela e se tornar um sócio acionista.

O Nubank irá abrir o seu capital na Bolsa de Valores dos Estados Unidos, a NYSE e no mesmo momento estarão disponíveis os BDRs na Bolsa de Valores do Brasil, a B3.

BDRs do Nubank para os clientes?

O Nubank está disponibilizando os BDRs aos clientes sem custo nenhum e durante 1 ano vai gerenciar esse BDR para você na conta da própria corretora, a Nu Invest. Após 12 meses você pode vender ou fazer o que quiser com este ativo.

O que fazer para ter um BDR doado pelo Nubank?

  • Primeiramente, ser cliente.

  • Ter uma conta no Nubank ativa;

  • Nao possuir dívidas em aberto em cartões de créditos ou empréstimos;

  • Estar ativo na instituição, ou seja, movimentando sua conta.

  • Ter uma conta na Nu Invest, se você não tem, pode garantir a sua o quanto antes;

Se você se encaixa nos critérios acima, vá até seu App do Nubank e clique no banner da que convida você a ter um BDR da empresa.

Vou precisar declarar Imposto de Renda se eu possuir o BDR da Nubank?

Sim. Se você investe na Bolsa de Valores, sob qualquer quantia, você deve prestar contas à Receita Federal.

Porém atente-se a data que você tomará posse deste ativo: Se você receber o BDR em Janeiro de 2022 (já que o IPO vai ser em dezembro de 2021), você irá precisar informá-lo na declaração de 2023 que é referente as suas operações e informações do ano 2022.

Caso receba este BDR antes do encerramento do ano de 2021, ou seja, antes do dia 31/12/2021, na declaração de 2022 você deverá já informar este investimento na Declaração Anual.

Não se preocupe, que fazendo a Declaração na Leoa, você consegue envia-la da forma mais prática possível. Veja como declarar na Leoa!

Até quando posso aceitar ter um BDR do Nubank?

Segundo a empresa, você pode fazer parte até dia 17 de novembro de 2021.

E agora é esperar, porque…

O IPO do Nubank abrirá entre os dias 9 e 10 de dezembro de 2021.

Qualquer outra pergunta, deixe aqui abaixo que estaremos respondendo à vocês! Até mais :wink: :purple_heart:

Group 1710

1 Curtida