Auxilio Emergencial Dependente até 2019

Minha filha foi dependente minha até 2019 quando se formou na faculdade, ja em 2020 nao mais é dependente, mora sozinha porem devido a pandemia não teve como se manter teve que pedir o auxilio emergencial, onde veio 5 parcelas de R$ 600,00 perfazendo R$3.000,00, porem no inicio do ano de 2021 fomos ver porque nao tinha vindo os complementos verificamos que tinha comunicado no site GOV que nao podia receber devido ser dependente em 2019 do pai que faz declaração por ter ganhos superiores.
Quando foi lançado o auxilio la em 04/20 na lei pelo que notei nao menciona o Dependente ser de uma pessoa que ganhava mais de 28 mil. Ja em 11/2020 quando foi prorrogado ai colocaram o dependente e parece que retroativo.
PErgunto, por ela nao ser mais minha dependente em 2020 só até 2019, precisamos devolver os 3 mil de Auxilio, ou vamos cair na malha fina ou responder por ficar indevidamente com o valor. Estamos em duvida, fica muito confuso, talvez se quando eu for envia a DIRPF ja emita o Darf deste valor acredito que ai seria obrigado. Fico aguardo de uma opinião. Desde Ja agradeço.

2 Curtidas

Olá @Nelso! Tudo bem?

Seja bem-vindo à Comunidade Leoa!

A renda familiar anual não pode ultrapassar de R$ 22.847,76, se for maior que esse valor, tem que devolver. Como ela não é mais sua dependente, o senhor não terá problema, pois, o auxílio está no CPF dela.

Em casos em que seja obrigatório a devolução do auxílio, no momento que emitir a Declaração de ajuste anual, já gera automáticamente a DARF ao final do Recibo para pagamento da devolução.

Espero ter ajudado!

Mais alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo que estaremos respondendo. :slight_smile:

1 Curtida