Apartamento financiado

Ola… É a primeira que vou declarar o imposto de renda, sendo desobrigado os anos anteriores. Tenho um apartamento financiado somente no meu nome. Como faço pra declarar? Declaro o valor total da escritura em bens e direitos e o valor da dívida em dívidas e ônus; ou declaro tudo em bens e direitos com o valor pago do financiamento até 31/12/2021?
Sendo que como os anos anteriores não foi declarado, por não estar obrigada, só tenho o extrato da habitação do periodo de 2021; qual o valor que eu declaro?

2 Curtidas

O importante é saber quanto custou seu apartamento? Quando o financiou? Como o financiou já que os seus rendimentos lhe isentavam de entregar a declaração? Mas vamos ao que lhe interessa: 1) você tem que somar todos os valores que pagou em 2021 para adquirir o bem, incluindo pagamento de corretagem, se a pagou. Se foi em 2020 ou ano anterior, some-os também. Lance o total em Bens e Direitos na coluna de 31/12/2021. Em discriminação, disserte sobre as condições de financiamento, inclusive as informações cartoriais. Pronto e mais nada. Você não precisa lançar a dívida em Dívidas e Ônus Reais. Por fim, é possível, que diante das informações de compra e pagamento, você possa ser indagado à Receita como conseguiu comprar o apartamento sem estar obrigada a declarar, ressalto, todavia, que são especulações minhas pois não sei quanto custou o imóvel. De repente, por exemplo, você recebeu uma doação e, neste caso, você deveria declarar para que a Receita soubesse de onde veio o dinheiro que lhe permitiu comprar o imóvel. De repente também, você teve rendimentos de anos anteriores que você manteve-os, depois se desempregou, não mais apresentou declarações mas o dinheiro ficou disponível. São fatos a saber e analisar!

1 Curtida

Olá @Mariane

Aqui neste tópico, está bem explicado como declarar o imóvel financiado.