Adquirente não tem CPF

Eu comprei ações no exterior por intermédio de uma corretora americana. Estou tentando declarar o ganho de capital no programa GCAP 2021, sob a ficha Direitos/Bens Móveis.

Na aba Identificação/Aquisição encontrei a pergunta: “Onde o bem foi adquirido?”, com duas opções, Brasil e Exterior. Excolhi Exterior. Mais abaixo, na área Aquisição, encontrei a pergunta: Origem dos Rendimentos? Interpretei esta pergunta como se referindo à origem dos recursos que utilizei para comprar as ações. Estas ações foram financiadas por remessas que fiz para o exterior em 2018. Por isto respondi “Rendimentos Auferidos em Moeda Nacional”.

O programa informa que eu tenho pendências que impedem a exportação do demonstrativo para o IRPF 2022. E diz “'É necessário preencher pelo menos um adquirente na aba Adquirentes - Bens Móveis Itm No1 - Aba Adquirentes”. Eu não posso fazer isto por duas razões.

1. Quem vende ações em bolsa, no Brasil ou no exterior, não tem como identificar quem foi o vendedor,

2. Mesmo que eu conseguisse identificar o vendedor ele quase certamente não teria CPF ou CNPJ.

O que devo fazer para poder exportar os dados para a Declaração de IRPF 2022?

Obrigado.

1 Curtida

Olá @FSaldanha, tudo bem?

Eu também sofro eventualmente com o mesmo problema, parece que o sistema não está atualizado para o exterior;

O que eu faço para resolver isso, você pode só informar o nome, não necessariamente o CPF/CNPJ, então informe o nome da corretora.